Léa Germana Monteiro completou na sexta-feira, 13 de agosto, 89 anos de vida e de exemplo para a cidade de Guaratuba. Essa mulher guerreira, obstinada e comprometida com o melhor para a Educação! Digna de todas as homenagens, ela sabia ter o sorriso mais acolhedor e, ao mesmo tempo, ser firme na condução de suas atividades. Como protagonista de sua história, era destemida, subia no barco para alfabetizar aqueles que estavam longe, porque entendia que só através da educação era possível minimizar as desigualdades sociais.

Senso de justiça é sua marca registrada, liderou por 17 anos a Educação municipal, entendendo que para cobrar dos outros precisava ser exemplo. E assim foi, engajada, trabalhadora, estudiosa, foi arregaçando as mangas que conquistou o respeito e admiração das colegas da época e o amor de seus alunos. Cativou na família o amor por nossa Guaratuba e as raízes foram tão profundas que hoje sua neta ocupa o cargo que um dia foi seu.

Nome de escola, ela deixa sua marca não só no exercício de sua função pública mas, sobretudo, no coração daqueles alunos que puderam conviver com essa fascinante professora. Sua casa sempre foi como seu coração, escancarado, de portas abertas para receber quem precisasse de qualquer auxílio. A mesa sempre posta e a escuta ponderada para quem buscava seus conselhos. Hoje do alto de seus 89 anos, ao olhar pra trás, você verá que semeou amor, que não apenas transmitiu conteúdos e, sim, valores, através de sua forma única de educar.

Felicidades Professora Léa Germana Monteiro